BIOSEGURANÇA – retomada das atividades de forma segura e sustentável

Para sobreviver, todos os setores da economia precisam estabelecer novas estratégias incorporando segurança e eficiência.

Em nossa história recente, o impacto causado pela pandemia foi devastador, não só pela queda de renda que deverá ficar mais acentuada nos próximos meses e emprego, mas principalmente pela perda de vidas.

Qualquer previsão de como deverá se comportar as economias, os blocos econômicos e outros aspectos são meras teorias.

A única percepção que representa um pouco da realidade – o medo – de ser ou não contaminado. O futuro será diferente do planejado, mesmo que tenhamos uma vacina nos próximos meses, o medo criou raízes, que precisam ser cuidadosamente trabalhadas.

As novas estratégias de negócio, devem levar em conta aspectos de segurança e eficiência, na volta de novo ambiente de trabalho.

O Home Office, para alguns, ou teletrabalho, para outros – trabalho produzido de casa – se mostrou possível para muitos setores e será a vontade de muitos trabalhadores, porém não necessariamente de forma continua, visto que o contato de forma presencial em alguns setores ainda é essencial.

Teremos pela frente outras negociações entre empregador e empregado, como forma de contratos de trabalho, entregas, períodos de descanso, novos skills, e outros temas que virão suscitar uma harmonização nas relações e sucesso para ambos os lados.

O mais importante é como ser criativo para trazer de volta o consumidor para o seu negócio de forma segura?  De que forma a expectativa do cliente, somada a sua percepção, serão fatores que influenciarão a sua satisfação?

No setor de serviço que lida com público como:  academias, bares, restaurantes, salões de beleza, espaços culturais como, museus e bibliotecas; as medidas de higienização e distanciamento entre clientes ou público são necessárias, porém o cliente espera algo mais, isto é, ele precisa perceber essas medidas como efetivas.

Os protocolos de biossegurança de cada setor devem ser públicos e de fácil acesso. Caso a empresa desenvolva uma cartilha, tendo como base os protocolos do governo, deve ser informado aos colaboradores e praticados com eles para apontar as não conformidades iniciais. Cada setor deve acrescentar particularidades, como limpeza e manuseio de equipamentos ou instrumentos, de acordo com suas normas específicas.

A pergunta que cada colaborador ou cliente irá fazer, após o isolamento, é

“QUANDO RETORNAR AO MEU AMBIENTE LABORAL OU SOCIAL, ESTAREI SEGURO?

Qualquer retomada de atividade de forma segura irá requerer cuidados e prevenção, mesmo as daquelas que por serem de caráter essencial não tiveram suas atividades interrompidas, como os supermercados, postos de combustível ou farmácias. A concentração de pessoas ávidas em sair de casa é um grande inimigo.

As medidas, como a higienização das mãos com álcool ou sabão, uso de máscaras, distanciamento e a desinfecção de ambientes, farão parte do nosso cotidiano. Nos locais deverá haver sinalização visual e indicação do uso dos equipamentos obrigatórios, como o uso da máscara, a de lavar as mãos e o distanciamento entre indivíduos.

A Qualidade da Segurança está ligada a percepção e a expectativa do cliente.

A percepção do cliente continua valendo!!

Outra medida de segurança – somente um funcionário atendendo, por serviço solicitado. Isto é, se o cliente irá fazer o cabelo e as unhas, isso será feito separadamente, para que o cliente tenha contato com cada profissional individualmente. Após o uso da estação de trabalho onde o cliente foi atendido, haverá a higienização por funcionários treinados para essa função. Os funcionários devem utilizar uniforme deixando no vestiário a roupa com a qual chegou ao trabalho. As máscaras e as luvas dos funcionários devem ser substituídas de acordo com o protocolo. Placa orientativa, quanto ao uso obrigatório da mascará, distanciamento e higienização das mãos, é um dos itens essenciais para educação de todos.

As evidências dizem mais que milhares de palavras!

O salão poderá solicitar ao cliente que aponte a não conformidade com relação a sua segurança, ou melhor, o que ele pode sugerir para se sentir mais seguro.

Enfim, neste artigo citamos alguns exemplos de salão de beleza, por ser um dos locais de maior demanda pelo público neste momento. Agora transporte esta situação para todos os segmentos e sua necessidade e avalie com segurança o momento correto de seu retorno.

A partir desta semana, a Indexare, através de seus consultores iniciará a publicação em seu blog de vários conteúdos para setores distintos sobre a forma correta de VOCÊ aferir a sua empresa, seu negócio, seus colaboradores, fornecedores e sociedade em geral, como se preparar com segurança.

Nós também nos preparamos para poder apoiar você na avaliação de seu ambiente e quão mais seguro ele poderá ficar através do serviço de Autovaliação Assistida, serviço composto de um diagnóstico, planejamento e suporte a ações de adequação com vistas ao atendimento de normas, regulamentos e protocolos governamental e sanitário.

Caso queira nos dizer qual o segmento que mais te preocupa, coloque aqui nos comentários que estaremos lhe dando especial atenção – conte com a gente, pois nós somos você do lado de cá.

Por: Edson Fermann

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