De Mentor a Conselheiro da YBITEC

Gostaria de compartilhar minha jornada de mentor, que virou conselheiro!!
O início, aconteceu foi como de sempre, sendo mentor há mais de 20 anos, quando atendi a uma solicitação dos organizadores da segunda edição do Desafio de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo, desse desafio, era criar soluções para os problemas gerados pela Covid-19 e levar efetivamente à sociedade os avanços tecnológicos resultantes de estudos, pesquisas, esforços acadêmicos e empreendimento. O evento aconteceu integralmente de maneira remota e foi destinado à comunidade interna e externa da universidade.
No período de agosto a novembro houve a oportunidade de realizar mentorias para startups que estavam participando do desafio e a YBITEC, em particular, me chamou a atenção pelo desafio e foco no problema.
No artigo de hoje, irei dividir minha jornada de mentoria realizada com YBITEC.
Cinco jovens, mulheres, empreendedoras, independentes e fluentes digitais, com garra de querer fazer a diferença. Em março de 2020, iniciaram a Startup Tecer Esperança, fundada para confeccionar máscaras e aventais, para suprir a falta desses equipamentos no município de São Carlos. Até outubro de 2020, foram confeccionados 65 mil máscaras e 7 mil aventais.
Para a confecção, as fundadoras estabeleceram como modelo a operação com base na economia solidária em que o profissional local, as costureiras, poderiam ser valorizadas e remuneradas de forma justa pelo seu trabalho. Criaram uma rede de economia solidária e sustentável, onde mulheres em vulnerabilidade pudessem confeccionar produtos com valor agregado, gerando renda para suas famílias e fomentando o desenvolvimento local.
Por esse trabalho a Startup recebeu alguns reconhecimentos que, para mim, são fundamentais como motivação à aqueles que estão empreendendo. O primeiro foi em maio de 2020, da FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, em julho de 2020, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, e em agosto de 2020 foram convidadas a instalar a Startup no CEDIN – Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes.
Foi em agosto, na terceira semana, que conheci este time apaixonado pelo que acreditavam e após conhecer a proposta, utilizando metodologia própria, desenvolvida pela Indexare, identificamos um novo desafio e trabalhamos o modelo de negócio sobre dois pilares, um com vocação social e outro de base tecnologia. Seguido por novo desafio que fez o time perceber uma nova oportunidade que era levar o pilar de base tecnológica a uma Spin Off, fazendo com que a Startup Tecer Esperança gerasse uma nova Startup de base tecnológica.
Nesse momento, nasce a YBITEC, voltada a P&D em biossegurança. A solução direcionada para desenvolver nanotecnologia com ação antimicrobiana, visando a redução de bactérias e fungos, através de nanopartículas de prata. A YBITEC irá fornecer essa solução para os equipamentos de proteção individual (EPI´s) confeccionados pela Startup Tecer Esperança e também para os mercados têxtil e de confecção.
Seguimos engajados, com as sessões de mentoria trabalhando no modelo de negócio, na gestão financeira, questões relacionados a patentes, pesquisa de mercado, preparação e apresentação do PITCH para sua classificação. Itens que são comuns a maioria dos projetos e que podem apresentar nuances que passam desapercebidas quando não há um método e estratégia, defendidas pela Indexare.
No dia 19 de outubro, a YBITEC estava entre a dez finalistas do Desafio UFSCAR de inovação e empreendedorismo 2020.
Na semana seguinte começamos a trabalhar em cima dos pontos de melhoria, respeitando as sugestões que foram apresentadas pelos avaliadores. Humildade, colaboração e escuta ativa, faz total diferença quando se deseja vencer.
Em 09 de novembro o PITCH para a seção final estava concluído e em 18 de novembro, a YBITEC obtém o segundo lugar.

Bem, após alguns dias de descanso e festejos da equipe, reiniciamos as mentorias, agora com foco nas linhas de fomento e criar a governança.
No início de 2021, criamos o acordo entre os sócios, com um norte para a governança da YBITEC.

Em fevereiro último, quem ganhou o prêmio fui eu, mentor que virou conselheiro –  quando surpreendido pelo convite que muito me honrou.  De pronto agradeci e aceitei. Essa equipe feminina é poderosa e tem foco. Novos desenvolvimentos estão sendo realizados.

Se você quiser saber mais em como uma mentoria pode apoiar você em seus negócios, fica ligado nos próximos artigos e deixa aqui seu comentário, pergunta, sugestão, que terei imenso prazer em me conectar com você.

Reproduzo a mensagem que recebi alguns dias depois do resultado.

“Queríamos agradecer por todo o apoio que nos deu durante o Desafio UFSCar Covid-19. Fizemos nossa primeira mentoria do Desafio com você. Chegamos cheias de entusiasmo, ideias mil e muitas angústias de como colocar tudo em prática. Você nos ouviu, entendeu nossas necessidades e nos deu o norte necessário. Você não mediu esforços durante as mentorias, além de disponibilizar um tempo maior do que o estipulado pelo próprio Desafio UFSCar, também nos guiou durante toda essa jornada de nascimento da YBITEC, clareando os caminhos que precisávamos trilhar, de forma humana e afetuosa. Tendo paciência com as nossas dúvidas e ao mesmo tempo levando em consideração o nosso desconhecimento nesse novo mundo do empreendedorismo. Você foi mais que um mentor, foi um conselheiro, um amigo, que desejamos sinceramente que permaneça conosco.

Partilhamos com você essa premiação. Se chegamos aqui hoje, nesse segundo lugar, não foi mérito apenas nosso, você foi e é uma pessoa fundamental nessa história que está apenas começando. Gratidão por tudo! (Alessandra, Ana Claudia, Camila, Marcia e Marina) ”

 

Imagens concedidas pelos representantes da YBITEC.

Compartilhe:

Você também poderá gostar:

2 comentários

  • Angelita Cintra disse:

    Fantástico ver que Indexare acompanha, valoriza e orinta Startup e empreendedores que tem um plano , mas que sem orientação não alcançariam os objetivos traçados.
    Parabéns Tecer Esperança, Parabéns Indexare

    • indexare disse:

      Obrigada por seu comentário. Partilhamos da mesma visão. Ao longo dos anos temos percebido que independe do tamanho e do setor da empresa, ela ainda comete erros primários por não ter uma estratégia, segundo seu modelo de negócio e seu segmento.

Deixe seu comentário!